segunda-feira, 6 de julho de 2015

Como não ficar no acostamento em suas Férias.

A maioria das pessoas trabalham 11 meses por ano para ter direito a 30 dias de férias , é o momento esperado por toda a família e nada pode dar errado. Pensando nisso, o nível de responsabilidade de quem cuida da manutenção dos carros é enorme. As férias estão chegando e para unir o prazer de dirigir e o de estar com sua família, iremos falar de tudo que você precisa saber antes de colocar as rodas na estrada.Afinal, poucas coisas são mais frustrantes do que ver as suas férias dos sonhos se transformarem em um pesadelo. Nossas dicas abordam assuntos fundamentais, como a revisão dos filtros do veículos antes da viagem. Tudo para tornar o seu trajeto ainda mais seguro e agradável.


Filtro de Combustível: 
















O filtro de combustível é responsável por reter impurezas trazidas pelo combustível e deve ser trocado periodicamente evitando assim a parada repentina do veículo. Troque os filtros na quilometragem correta e relaxe!

Filtro de Óleo: 


















Esse filtro é responsável por reter todas as impurezas trazidas pelo óleo lubrificante gerada pelo desgaste das peças móveis do motor e outras contaminações. Portanto, para não ter problemas com seu veículo, a troca deve ser feita conforme as recomendações do fabricante, antes de qualquer viagem. Vale lembrar que em toda troca de óleo deve-se também substituir o filtro, pois, o óleo usado que permanece dentro do filtro contamina o óleo novo.

Filtro do Ar Condicionado: 









Para que as férias sejam perfeitas o motor do veículo não pode parar no meio do caminho. Mais do que isso, a saúde do condutor e dos ocupantes do veículo é fundamental. Por esses motivos, troque sempre o filtro do ar condicionado/cabine, evitando a proliferação de bactérias e fungos, afinal a sua saúde e da sua família devem estar sempre em primeiro lugar.

Filtro de Ar: 















Um filtro de ar contaminado pode comprometer o fluxo de ar que é indispensável para o motor e também contribuir para outros fatores negativos como: aumento do consumo de combustível, perda de potência do motor, aquecimento e aumento de poluentes pelo escapamento. Por todos esses motivos é importante troca-lo antes de qualquer viagem, desta forma você irá ter uma viagem mais tranquila.

Correias: 














As correias estão por todos os lados em maior ou em menor quantidade e tamanho, mas movimentam quase tudo, bomba d’água, alternador, compressor do ar condicionado e direção hidráulica são movidas pela correia de acessórios. Ela tem uma durabilidade bem grande nos carros modernos, mas sempre tem o fator “exigência”, que pode reduzir drasticamente esse período. Por segurança, sempre verifique o período recomendado pelo manual de serviço de cada modelo, cuidando para conferir se tem ou não ar condicionado.

Embreagem: 














Um dos sistemas que mais sofrem com o anda-e-para constante de uma estrada congestionada é a embreagem. Por ser um conjunto de difícil acesso e de reparação complexa. Graças o habito de “descansar” o pé esquerdo no pedal de embreagem, e segurar o carro em ladeiras usando o motor, esse componente ainda sofre mais que o habitual. Um dos componentes que desgasta rapidamente é o rolamento central, que chega a “roncar” quando fica com folga.
















Avaliar a embreagem é simples, force a saída com a primeira marcha engatada “queimando” a embreagem para perceber se há vibração no pedal. Compare o som com o pedal acionado e sem apertar a embreagem e veja se há uma diferença muito grande. Avalie se a folga do pedal está muito grande ou acionamento pesado demais. A embreagem deve percorrer todo o curso do pedal sem tranco nem arranhões.

Mais para frente falaremos sobre manutenção e testes nos carros para suspensão, freios e desgastes de amortecedor e buchas, e também buchas de estabilizador.  

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